Bem vindos

Obrigada pela visita. Sintam se a vontade para: comentar, dar dicas, trocar experiências...
Espero poder contribuir na caminhada de todos os leitores, assim como tenho recebido contribuições na minha busca pelos meus objetivos.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Beber água gelada queima calorias?


Para quem quer perder peso esta pergunta é de tirar o sono! Se tudo o que você quer saber é se o seu corpo queima calorias para aquecer a água, a resposta é sim. Mas caso queira saber se beber muita água gelada pode ajudar a perder peso ou a manter peso, esse "sim" precisa ser qualificado com alguns cálculos. Em primeiro lugar, calorias dependem de letras maiúsculas ou minúsculas. Há calorias e Calorias. Calorias com "c" maiúsculo são aquelas usadas para descrever a quantidade de energia contida nos alimentos. Já uma caloria com "c" minúsculo é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1°C. O que a maior parte das pessoas considera uma Caloria é uma quilocaloria, na verdade. É necessária uma Caloria para elevar a temperatura de 1 quilograma de água em 1°C. Por isso, quando você bebe uma lata de refrigerante com 140 Calorias, está ingerindo 140 mil calorias. Não é preciso se alarmar, já que a conversão se aplica em todos os lados: quando queimamos 100 Calorias depois de correr cerca de 1,5 km, queimamos 100 mil calorias.
Considerando que a definição de uma caloria é baseada na elevação da temperatura da água, pode-se dizer que o seu corpo queima calorias quando tem que elevar a temperatura da água gelada a do seu corpo. E a menos que sua urina esteja saindo geladinha, o seu corpo deve estar elevando a temperatura da água. Portanto, calorias estão sendo queimadas.
Vamos imaginar o que é que você está queimando exatamente quando bebe um copo de 0,5 litro de água gelada:
  • a temperatura da água extremamente gelada (quase gelo) pode ser estimada em 0°C;
  • a temperatura corporal em 37ºC;
  • é necessária uma caloria para elevar 1 grama de água em 1º C;
  • há 473,18 gramas em 0,5 litro de água.
No nosso caso de um copo de 0,5 litro de água gelada, o seu corpo deve elevar a temperatura de 473,18 gramas de água de 0º C para 37º C. Ao fazer isso, seu corpo queima 17.508 calorias. Mas como essas são calorias com "c" minúsculo, o seu corpo só queima 17,5 Calorias, e no grande espectro de uma dieta com 2 mil Calorias, esses 17,5 não representam muito. Mas vamos dizer que você vire um adepto da recomendação nutricional de "oito copos de 0,25 litros de água por dia". Em 2 litros de água, há 1.892,72 gramas. Para aquecer toda essa água durante um dia, o seu corpo queima 70.030 calorias ou 70 Calorias. E, ao longo do tempo, estas 70 Calorias por dia fazem alguma diferença. Portanto, embora o consumo de água gelada não deva substituir os exercícios ou uma alimentação saudável, beber água gelada em vez de água quente ajuda mesmo a queimar calorias extras.
Fontes: http://saude.hsw.uol.com.br

6 comentários:

  1. oi luális!
    vc respondeu uma pergunta que fiz no yahoo resposta e estou aqui pra agradecer e te desejar muita sorte!
    sei como é dificil emagrecer e vc esta sendo vitoriosa! vou usar sua história como inspiração e fechar minha boca, pois a gente quer se sentir bem no nosso corpo, não é mesmo?
    vale o esforço para ficarmos felizes com a nossa aparência.
    beijos e continue firme no seu propósito! torço pra que a gente fique linda logo, hehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá, queria saber se voce conhece um simulador de corrida e se ele é bom ou se é melhor esteira ou eliptica, pois quero comprar algum aparelho e nao conheço nenhum e nao posso com exercicio de alto impacto como seria correr no asfalto. já ouvi dizer que o simulador de corrida nao é tao bom quanto a propaganda que fazem dele na televisao, o que voce acha? responda no meu e-mail carlotinha.parreira@gmail.com
    parabens pelas conquistas... também estou empenhada nisso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!!!
    Adorei essa matéria sobre a água. Cada vez que minha garrafinha esvaziar vou lembrar que água gelada queima calorias e vou correndo enchê-la novamente. Porque na correria do dia a dia não bebemos água as vezes por preguiça de irmos pegar água no bebedouro...rs. E como estou desde segunda feira 16/11 em processo de emagrecimento
    (quero perder 10 kilos que não me pertencem...rs) beber no mínimo 2 litros de água é fundamental... e claro, aliado a uma dieta e exercícios.
    Te desejo boa sorte pra vc e pra mim nessa caminhada!!!Vamo chegar lá sem dúvida!!!
    Beijos
    Luciana
    lucianavicoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. com certeza já estou tentando esta e espero otimos resultados.
    elianecseb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. ja perdi 3 kg em 1 semana

    ResponderExcluir
  6. sera que e bom msm beber agua ajuda emagrecer ou e so mito!!
    espero que seja verdade pq ja tou começando a fezer...

    ResponderExcluir

um incetivo, um puxão de orelhas...
Obrigada pela presença!

Quer ler um post mais antigo? Pesquisa aí:

Compromisso Pessoal

Compromisso Pessoal